quarta-feira, 1 de setembro de 2010

10 anos de Pastoral da Juventude na Diocese de Santo Amaro

Com o lema “...E o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles”, e cele-brando o Dia Nacional da Juventude 2009, a PJ completa 10 anos de Evangelização da Juventude na Diocese de Santo Amaro.
No ano de 1999, em um encontro no colégio Meninópolis, a Diocese de Santo Amaro dava um passo importante para o trabalho de Evangelização: a criação da Pastoral da Juventude.
Dez anos depois, a semente plantada mostrou seus frutos. Numa celebração realizada no colégio Maria Imaculada, os momentos marcantes desta caminhada foram relembrados.
Grupos de jovens de diversos setores da Diocese começaram a se reunir no ginásio do colégio às 9h, onde foi aberta a exposição fotográfica dos 10 anos. A equipe de animação deu início ao encontro com apresentações culturais organizadas pelos setores Varginha, Jordanópolis e Cupecê.
Às 11h foi a vez do momento mais importante do dia: a Celebração Eucarística dos 10 anos. Após a abertura, conduzida por Dom Fernando, a missa, presidida pelo padre José Roberto e concelebrada pelos padres José Antônio do setor Grajaú, padre Leomar do setor Parelheiros, padre Norberto do setor Cupecê, relembrou ações importantes da PJ nesses anos de caminhada e no final homenageou 10 sacerdotes e leigos que tiveram participação importante nessa história.
Logo após a celebração a juventude deu início à marcha dos 10 anos. Trazendo o tema do DNJ, os jovens anunciaram a defesa da vida da juventude e seguiram em caminhada em direção à Catedral de Santo Amaro. Numa das paradas a PJ fez memória à morte do Pe. Gisley. Ex-assessor nacional da Pastoral da Juventude, grande motivador da campanha contra o extermínio da juventude e que foi assassinado em 2009.
No encerramento, os quatro coordenadores da pastoral desta década inauguraram um monumento no pátio da Catedral de Santo Amaro. Dentro do monumento, foi guardada uma cápsula do tempo, com camisetas, fotografias, cartazes, cantos, bilhetes de jovens de hoje, para ser aberta no ano de 2059 – quando a pastoral completar 50 anos. Lacrado por uma placa de aço, o monumento recebeu a bênção final do Pe. Norberto e uma salva de palmas de toda a juventude presente.
Na ocasião, a PJ também celebrou o 10º Dia Nacional da Juventude em Santo Amaro, com o tema “Juventude em marcha contra a violência” e lema “Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida”.

Flávio Munhoz

Nenhum comentário:

Postar um comentário