quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PARÓQUIA SANTA FRANCISCA


Como foi o início da Paróquia Santa Francisca?
Começou como comunidade da Paróquia São José, aproveitando o espaço que as irmãs Cabrini davam para reunir o povo e foi surgindo a comunidade. Pouco depois a comunidade São Bernardo virou Paróquia e a Santa Francisca se tornou comunidade da São Bernardo. No ano de 2002, Dom Fernando intitulou a comunidade para o que temos hoje a Paróquia Santa Francisca.

Como foi o processo das obras?
Fomos conseguindo apoio para consertar um muro de arrimo, com doações e nisso arrecadamos dinheiro para arrumar o m
uro. Continuamos na construção interna da Paróquia, reformando o altar, construindo a casa paroquial, contamos com ajuda também das paróquias do setor, mas ainda temos muito que fazer e as obras estão em andamento.
A Paróquia cede espaço a uma ONG que realiza seus trabalhos de segunda a sexta aonde atende 300 crianças que têm acompanhamento da escola, recebem almoço, café da manhã e da tarde.

Quantas pastorais existem na Paróquia?
Temos por movimento a Mãe Pere-grina, vicentinos. Já por pastorais temos a do Batismo, Dizimo, Liturgia, dos Enfermos, Saúde e Ministros da comunhão Eucarística.
Existe a pastoral do menor, que juntamente com a ONG realiza um projeto de integração das crianças na sociedade e no contexto familiar.

Pe. Quefren como foi a sua caminhada vocacional?
Minha experiência vocacional nasce em Aracajú, sou de uma família extremamente católica, desde criança brincava de ser Padre, mas foi na juventude que a busca pelo Sacerdócio foi sendo despertada, toda vez que ia ao trabalho entrava em uma Paróquia para rezar diante do sacrário e em um dia passando em frente à Paróquia senti um forte chamado a entrar, fui diante do sacrário e ouvia uma frase muito forte dentro de mim: Quefren, tu me amas? Você está disposto a apascentar as minhas ovelhas? E percebia que nisso tinha um chamado muito forte e fui dando resposta até ser ordenado sacerdote em 11 de novembro de 2004.
Quais são os projetos da Paróquia?
Temos muitos projetos para a Paróquia, mas no momento, estou trabalhando para animar a comunidade a participar das santas missas, onde tenho obtido respostas positivas. Agora no projeto físico tem muitas coisas para se fazer, pretendo reformar a sacristia, mas, por ora,
deixo no coração de Deus.

Paróquia Santa Francisca
(Setor Interlagos)
Rua Eurídice de Caccine, 286
Vl. Sta. Francisca - Telefone: 4102-0595
Horário da secretaria: terça a sábado das 16h às 18h.

12 comentários:

  1. Ficou muito bom, mas faltou o horário das missas...

    ResponderExcluir
  2. Olá,meu amigo!.É muito bom te encontrar aqui também...Estou feliz de frequentar sua comunidade.um abraçao.

    ResponderExcluir
  3. SOU DO PIAUÍ, E NAS MINHAS FÉRIAS FUI ATÉ SÃO PAULO, E LÁ CONHECI A PARÓQUIA DE SANTA FRANCISCA, NÃO TINHA CONHECIMENTO DESTA SANTA. SANTA FRANCISCA, IRÁ INTERCEDER PRA QUE EU ALCANCE MINHA GRAÇA E VOLTAREI NA PARÓQUIA PARA AGRADECE-LA.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber mais a respeito da ONG que a Paróquia cede espaço, muito legal essa atitude da Paróquia, realmente trabalho de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Adoraria saber sobre o trabalho da ONG, acredito que a fé é vazia se não for posta em prática, creio que as outras paróquias deveriam seguir esse exemplo!!!

    ResponderExcluir
  6. Acredito que o Jornal Online deveria fazer uma matéria sobre o trabalho da ONG, é de interesse geral saber quais trabalhos, atividades essas pessoas da comunidade desenvolvem. Tem ligação com a Igreja? É uma pastoral da Igreja? O pároco acompanha esse trabalho? A igreja contribui com as atividades da ONG?

    Queremos mais informações!!!

    ResponderExcluir
  7. Pesquisei e encontrei uma ONG, imagino que seja essa, Grupo Unido pela Reintegração Infantil (GURI), estão de Parabéns pelo trabalho, desejo força para vcs e que consigam permanecer com os trabalhos durante muito tempo!!!!!

    ResponderExcluir
  8. ... Bem, a história da "Paróquia Santa Francisca" está resumida... a sua história é linda e trás a importancia do seu povo...

    ResponderExcluir
  9. ... a comunidade se reunia na casa da Dona Ester e do Sr. Luiz (finado), onde era realizada as missas e festas.
    Tudo era feito com amor e carinho... saudades... passaram vários padres, mais o padre "João" nos deixou um trabalho que traduz a oração / o "GURI - Grupo Unido Pela Reintegração Infantil", que realiza um maravilhoso trabalho com crianças, adolescentes e jovens da Comunidade... (DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS), Jesus sempre amou muito as crianças. Ele aceita a sinceridade infantil, o amor franco que é sem afetação. Para Jesus a voz das crianças foi é e sempre será como música suave aos ouvidos. E quando aqui andou, Lhe refrigerava a alma, quando pessoas astutas e hipócritas O aborreciam.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom! Parabéns!
    Oração e ação... ação social!
    Justiça, respeito, uma comunidade consciente que ama a "DEUS" e que cuida dos seus... são 300 crianças, mais 600 pais e responsaveis.
    ... lutando para o bem da sociedade...
    "Deus" lhe dê forças para que este lindo trabalho social continue.

    ResponderExcluir
  11. Na verdade o comentário acima sobre o inicio da comunidade Santa francisca hoje Paróquia Stª Francisca está um pouco equivocado;é verdade que a comunidade Stª francisca nasceu comunidade da Paróquia São José, depois passou a ser da Paróquia São Bernardo e agora ela é Paróquia Stª Francisca Xavier Cabrini.
    A comunidade Stª Francisca nasceu na casa de D. Ester e o SR. Luiz,foi a Ester junta com outras pessoas que fizeram algumas visitas em outras comunidades para saber qual era o procedimento para formar uma comunidade religiosa;depois de colhidos alguns conhecimentos a respeito, é que tiveram inicio as reuniões nas instalações das irmãs cabrini com a ajuda das mesmas,e o padre Luiz carlos o primeiro relmente da comunidade.

    ResponderExcluir
  12. Olá, boa tarde!
    Sou de uma comunidade de Santa Francisca Cabrini em São Paulo, no bairro Jardim Avenida, e estamos necessitados de uma imagem da santa de um metro, pois a nossa foi destruída em um vendaval na comunidade... sabem como e com quem conseguimos, por favor?

    Aline.

    ResponderExcluir