quarta-feira, 1 de setembro de 2010

92 mil pessoas encerram 16º Congresso Eucarístico Nacional

Sob um sol forte e uma temperatura que beirava os 32º, o povo brasiliense e demais caravanas vindas de todas as regiões do Brasil, munidos de fé e guarda-sol, compareceram à missa de encerramento do 16º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que aconteceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em 16 de maio, e foi presidida pelo prefeito da Congregação para o Clero, cardeal dom Cláudio Hummes, e concelebrada por centenas de bispos e padres de todo o Brasil. O Congresso teve início na quinta-feira, 13.
Durante sua homilia, o cardeal dom Cláudio Hummes, afirmou que o "16º Congresso Eucarístico Nacional manifestou que a Eucaristia é o centro da
Igreja e da vida dos cristãos". Ele também apontou Jesus Eucarístico como "força do discípulo e missionário". Lembrando palavras do papa Bento XVI sobre a Euca-ristia, o cardeal destacou que "a Euca-ristia tem tudo a ver com o domingo" e que os fiéis não podem deixar de participar da Eucaristia no dia do Senhor. "Domingo sem missa não é um domingo completo", frisou.
Dom Cláudio também lembrou a figura dos mártires brasileiros, os quais ele disse ser "uma das maiores glórias da Igreja no Brasil" e convi-dou os brasileiros a seguirem o mesmo exemplo de "testemunho privilegiado do Evangelho". Sobre o lema do 16º CEN, "Fica Conosco, Senhor", o cardeal afirmou que são "palavras de súplica ouvidas por Deus hoje e até o fim dos tempos".
O enviado do papa Bento XVI ao 16º CEN concluiu a homilia ressaltando que o encerramento da missa não é o fim do Congresso Eucarístico, mas um novo começo para a Igreja. "O encerramento dessa missa representa um novo impulso para anunciarmos o Cristo para todas as criaturas".
O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, agradeceu a participação de todos os bispos, padres, diáconos, seminaristas e fiéis - presentes durante os quatro dias de Congresso. O presidente da CNBB também anunciou o local de realização do próximo Congresso Eucarístico, que também foi bastante aplaudido pela multidão que se aglomerou na Esplanada dos Ministérios. "Quero vos lembrar que a CNBB aprovou a realização do 17º Congresso Eucarístico Nacional, que será em Belém (PA), por ocasião do 4º centenário da cidade."

Claudio Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário