quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Missa de encerramento do ano Sacerdotal

O encerramento do Ano Sacerdotal promulgado pelo Papa Bento XVI, em nível mundial se deu em Roma com uma conferência preparada pela Congregação para o Clero, e com duas celebrações presididas pelo Santo Padre. Este ano sacerdotal foi instituído por ocasião do 150º aniversário de falecimento de São João Maria Vianney, o Santo Cura D’Ars, padroeiro dos párocos e, por extensão, de todos os padres.
A conferência preparada pela Congregação para o Clero teve como tema “Conversão e Missão”, e ocorreu nos dias 9 e 10 de Junho. Os conferencistas foram o Card. Joachim Meisner, Arcebispo de Colônia (Alemanha), e o Card. Marc Ouellet, P.S.S., Arcebispo de Québec (Canadá).
A primeira celebração presidida pelo Papa Bento XVI, dia 10 de Junho, foi uma Vigília Eucarística, que contou com os testemunhos “ao vivo” e através de vídeo-conferência, de uma família alemã que possui um filho padre, um semina-rista, um casado e uma leiga consagrada; de um diácono às vésperas da ordenação sacerdotal, de um padre ancião do clero de Veneza; de um pároco de um bairro pobre de Buenos Aires (Argentina); de um pároco de Hollywood (EUA); e de una religiosa italiana de clausura, que tem o carisma de interceder pelos sacerdotes.
Em seguida, após a leitura do Evangelho, o Papa Bento XVI respondeu às perguntas de cinco sacerdotes, cada qual de um continente do planeta. O continente americano foi representado pelo P. José Eduardo Oliveira e Silva, do clero diocesano de Osasco (SP), e aluno do Colégio Pio Brasileiro de Roma.
Em seguida, o Papa procedeu à adoração e bênção eucarística. Diante do Santíssimo Sacramento, o Papa Bento XVI recitou a oração do Ano Sacerdotal. Foi emocionante ver os padres presentes à Praça de São Pedro de joelhos diante do Santíssimo Sacramento e, ao final, junto com o Santo Padre, entoarem o hino “Salve Regina”.
No dia seguinte, 11 de Junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o Papa Bento XVI presidiu a solene conce-lebração. Nesta mesma ocasião, o clero de Santo Amaro concelebrou com seu Bispo, o qual ouviu a renovação das promessas sacerdotais dos padres presentes,
concluindo, assim, o Ano Sacerdotal 2009-2010. Permanece em toda a Igreja o mote proposto pelo Papa Bento XVI: “Fidelidade de Cristo, Fidelidade do Sa-cerdote”.

Pe. Ari Luis do Vale Ribeiro
Diocese de Santo Amaro (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário